No ano de 2007 iniciamos o “projeto escola basquete” na E.B.M. Machado de Assis, como professores voluntários na modalidade de basquetebol. Começamos o nosso trabalho com o intuito de difundir a modalidade e atuar com o basquetebol na formação da criança e do adolescente tanto nas considerações acerca da formação humana, quanto nos elementos que compõe a modalidade esportiva.
Disponibilizaram-nos 2 horas semanais de treino, em que tínhamos 30 crianças de 9 a 15 anos. O basquetebol é uma modalidade de alta complexidade e de difícil aprendizagem motora, logo o tempo de treino que tínhamos semanalmente era insuficiente para a proposta iniciada, a partir disto instruíamos a sempre estarem em contato com a bola em dias que não tinham treino.
No ano de 2008 voltamos aos treinos no mês de fevereiro, quando chegamos à quadra levamos um susto, pois tinham mais de 60 crianças esperando ansiosas para treinar. Todavia, o problema seria como trabalharmos com tantas crianças no mesmo horário e como fazer com que o treino se tornasse agradável para as crianças? Mantemos os horários e proposta pedagógica para viabilizar os rumos do projeto de maneira pontual e significativa. Compreendemos que uma proposta que considera a diversidade facilita este processo, bem como diferentes abordagens metodológicas. Foi nesse ano de 2008 que começou um laço de Parceria entre a Escola Basquete com o Cólegio Doutor Blumenau / ADCD / Pomerode, atravé do até então Professor de Pomerode (hoje professor da Assovi de Criciuma) Chiaretto Costa.
No ano de 2009 continuamos nosso trabalho aproximadamente com o mesmo número de crianças dos anos anteriores, sendo que o basquetebol tinha ganhado seu espaço na escola, conquistado o apoio de pais, alunos e direção, logo um compromisso com uma pequena história e o desafio no âmbito da continuidade.
O ano de 2010 oportunizou a concretização do trabalho na medida em que se iniciou uma transição do basquete escolar para o esporte de rendimento desenvolvido com clubes de basquetebol, sendo que a natureza metodológica manteve-se operante, se solidificando e abrindo novas estratégias de ensino para o melhor desenvolvimento da cidadania e da modalidade especificamente.
2011 começou com ótimas perspectivas, solidificando o Projeto Escola Basquete na cidade de Blumenau, tendo como melhor notícia até então: convocação de um de nossos educandos (Thomas Vatanabe Cartier Larangeira) para a Seleção Brasileira Sub – 15, todos os professores/técnicos, educandos e admiradores do Projeto ficaram contentes e mandam toda a energia positiva pra ele alcançar seus objetivos como jogador e pessoa. Thomas sucesso!!!