sexta-feira, 25 de março de 2011

Convite - Meninas de Pomerode!!

Convidamos toda a comunidade de Blumenau, Pomerode e região para prestigiar nosso primeiro jogo/amistoso no ano de 2011 da categoria Sub 16 no naipe feminino de Pomerode. O amistoso será contra a equipe de Blumenau no complexo esportivo da Universidade Regional de Blumenau - FURB, tendo início às 18h30minh. É de suma importância a presença da comunidade para dar incentivo para nossas garotas continuarem crescendo no esporte. Vale à pena prestigiar!!!!

Nós técnicos da equipe feminina (Jean Ribeiro - Dodô e José Eduardo - Chu), estamos contentes com a evolução de nossa equipe dentro e fora da quadra, todas vêem treinando num ritmo muito forte desde o princípio do ano, porém temos os pés no chão e sabemos que para alcançar nossos objetivos temos que nos esforçar ao máximo desde técnicos, dirigentes, pais e educandos, seja no feminino ou masculino.

Com o tempo vamos conseguindo ultrapassar barreiras que hoje não conseguimos vencer é normal do ser humano não nascer sabendo, então tempo ao tempo.

Meninas boa sorte no jogo de hoje, entrem em quadra tranquilas, para se divertir e ao mesmo tempo focando nossos objetivos, todas têm potencial para representar bem a nossa "Escola Basquete", acreditamos em vocês. Go Go Go Pomerode!!

Começando 2011

Demos início neste ano de 2011 a expansão do “Projeto Escola Basquete” que tem como parceria a ADCD/Pomerode, em nível de rendimento com vistas à participação no Estadual Catarinense de Basquetebol. Com 14 educandos/atletas desenvolvemos os fundamentos do basquetebol, sem contar com o pólo de Pomerode, evidenciando o drible, finta e coordenação motora. Contamos atualmente com a participação dos professores (as) colaboradores: Caio Guimarães, Jean Dodô Gonçalves, Camila da Cunha Nunes, Carolina de Oliveira Machado, Pedro Neubert, Michelle Adam, Joice Zanela, Gerson Reiter, José Chu Batista e Eduardo Cartier.
Convidamos a todos que queiram participar desta empreitada. Segue os horários de treinamento:
Segunda Feira/ Terça Feira/ Quinta Feira
14h às 15h30min categoria sub-14
15h30min às 17h categoria sub-16
Projeto escola Basquete

quarta-feira, 23 de março de 2011

Convocação Seleção Brasileira Sub 15

O basquete de Blumenau/Pomerode ("Escola Basquete" & ADCD?Pomerode), comemora a convocação  do atleta Thomas Vatanabe Cartier Larangeira (imagem no rodapé do blog) pelo técnico da Seleção Brasileira sub-15 Ricardo Oliveira. Thomas foi formado no Projeto Voluntário "Escola Basquete Machado de Assis" na cidade de Blumenau em parceria com a Associação de Basquete Colégio Doutor de Pomerode desde 2007. No ano passado em função da equipe não participar do estadual defendeu a AABB de Florianópois. Neste ano se transferiu para a cidade de Criciúma na qual, sob a responsabilidade do técnico da Chiaretto Alves, representará a cidade local.
Thomas se apresenta no dia 01 de abril na cidade de Brasilia/DF na qual permanece até o dia 04 de maio. Este treinamento visa a disputa do Campeonato Sul-Americano sub-15 que se realizará em Assunção/Paraguai de 09 a 15 de Maio.
Suas características de força, velocidade e habilidade contribuiram significativamente para esta conquista.
Ressaltamos que o "Projeto Escola Basquete" visa o desenvolvimento da modalidade na cidade de Blumenau/Pomerode bem como a formação integral do ser humano.
Neste ano desenvolveremos as atividades no Ginásio do Sesi a partir desta segunda feira (21/03/2011) das 14h as 15h30min para o sub-14 masculino e das 15h30min as 17h para sub-16 masculino.
A participação está aberta para todos que desejam participar deste projeto social.
Atenciosamente,

Eduardo Cartier
Coordenador do Projeto

Considerações Históricas

No ano de 2007 iniciamos o “projeto escola basquete” na E.B.M. Machado de Assis, como professores voluntários na modalidade de basquetebol. Começamos o nosso trabalho com o intuito de difundir a modalidade e atuar com o basquetebol na formação da criança e do adolescente tanto nas considerações acerca da formação humana, quanto nos elementos que compõe a modalidade esportiva.

Disponibilizaram-nos 2 horas semanais de treino, em que tínhamos 30 crianças de 9 a 15 anos. O basquetebol é uma modalidade de alta complexidade e de difícil aprendizagem motora, logo o tempo de treino que tínhamos semanalmente era insuficiente para a proposta iniciada, a partir disto instruíamos a sempre estarem em contato com a bola em dias que não tinham treino.

No ano de 2008 voltamos aos treinos no mês de fevereiro, quando chegamos à quadra levamos um susto, pois tinham mais de 60 crianças esperando ansiosas para treinar. Todavia, o problema seria como trabalharmos com tantas crianças no mesmo horário e como fazer com que o treino se tornasse agradável para as crianças? Mantemos os horários e proposta pedagógica para viabilizar os rumos do projeto de maneira pontual e significativa. Compreendemos que uma proposta que considera a diversidade facilita este processo, bem como diferentes abordagens metodológicas. Foi nesse ano de 2008 que começou um laço de Parceria entre a Escola Basquete com o Cólegio Doutor Blumenau / ADCD / Pomerode, atravé do até então Professor de Pomerode (hoje professor da Assovi de Criciuma) Chiaretto Costa.

No ano de 2009 continuamos nosso trabalho aproximadamente com o mesmo número de crianças dos anos anteriores, sendo que o basquetebol tinha ganhado seu espaço na escola, conquistado o apoio de pais, alunos e direção, logo um compromisso com uma pequena história e o desafio no âmbito da continuidade.

O ano de 2010 oportunizou a concretização do trabalho na medida em que se iniciou uma transição do basquete escolar para o esporte de rendimento desenvolvido com clubes de basquetebol, sendo que a natureza metodológica manteve-se operante, se solidificando e abrindo novas estratégias de ensino para o melhor desenvolvimento da cidadania e da modalidade especificamente.

2011 começou com ótimas perspectivas, solidificando o Projeto Escola Basquete na cidade de Blumenau, tendo como melhor notícia até então: convocação de um de nossos educandos (Thomas Vatanabe Cartier Larangeira) para a Seleção Brasileira Sub – 15, todos os professores/técnicos, educandos e admiradores do Projeto ficaram contentes e mandam toda a energia positiva pra ele alcançar seus objetivos como jogador e pessoa. Thomas sucesso!!!

História da "Escola Basquete"

Projeto do professor Dr. Eduardo Cartier Larangeira de inserir o Basquetebol numa proposta pedagógica Histórico Cultural na Escola Básica Municipal "Machado de Assis". Este projeto teve o ponta pé inicial no decorrer do ano de 2007, contando com o trabalho voluntário do professor e ex-atleta profissional da modalidade Eduardo Cartier e também do amigo e também ex atleta Jean Ribeiro (Dodô), este cursando o 6° semestre do curso de Educação Física. Nos primeiros passos de projeto tivemos várias pedras no caminho, sendo que uma delas nossos educandos tinham a oportunidade de praticar a modalidade somente uma vez por semana. No presente ano já contamos com a ajuda de mais quatro professores auxiliares, José Eduardo Batista (Profissional Formado em Educação Física), Caio Guimarães (acadêmico de Educação Física, cursando atualmente a 7º semestre), Camila Nunes (Profissional Formada em Educação Física), kellen Radtke (Acadêmica cursando o 7° semestre de Educação Física). Como resultado do nosso trabalho já conseguimos disponibilizar mais um dia de oportunidade para a pratica do basquetebol, atualmente contamos com a participação aproximadamente 50 educandos das categorias mirim e infantil (meninos e meninas), todos eles alunos da escola. Partindo do pressuposto da proposta pedagógica nosso maior objetivo com esses educandos e a formação de caráter e a socialização com os demais da sociedade, oportunizar para que eles possam fora da escola ter oportunidades, e os objetivos dentro da quadra é ter um bom desenvolvimento motor e fazer com que todos possam criar autonomia além de compreender o sistema. Reflexo desse trabalho é mostrado em campeonatos onde a escola participa, nesses 4 anos de projeto (iniciando o quinto ano) a escola  sempre chegou às primeiras posições do Jogos Estudantis da Primavera da cidade de Blumenau/SC, além da participação e conquistas em torneios em outras cidades.